Pesquisar

Entendendo os tipos de assentos

Utilizar o assento correto pode significar a diferença entre salvar e não salvar a vida de seu bebê em caso acidentes

publicidade

No mercado existem, basicamente, 4 tipos de assento para transportar crianças no carro. Esses modelos são desenvolvidos de acordo com a idade ou peso da criança. Apresentamos aqui as principais características de cada modelo.

Independente do modelo, todo assento para criança deve ser instalado no banco traseiro do carro.

No INMETRO os assentos são referenciados como Dispositivo de Retenção para Crianças.

Bebê conforto

São assentos em forma de concha que devem ser utilizados por bebês recém-nascidos até 1 ano de idade, ou com peso até 13 kilos, em média, dependendo do fabricante. Esse assento deve ser instalado de maneira que o bebê fique de costas para os bancos da frente, ou seja, contrário ao movimento do carro. O bebê conforto é fixado com os cintos de segurança do carro e têm os próprios cintos de segurança para prender o bebê.

bebê conforto - Foto: greenland / shutterstock.com

Cadeirinha de Bebê

A Cadeirinha de Bebê é indicada para crianças de 1 a 4 anos, com peso entre 13 e 22 kilos, aproximadamente, que já conseguem sentar sozinhas. Na Cadeirinha de Bebê a criança fica virada de frente para o movimento do carro e a cadeirinha também é fixada através dos cintos de segurança do veículo. Esses modelos, muitas vezes, possuem uma "mesinha", que além de fazer parte do sistema de retenção da "cadeirinha", também propicia uma condição de apoio e descanso para os braços do bebê.

Conversível

É um modelo que tem duas possibilidades de instalação e funciona para duas fases distintas da criança. Até completar um ano de idade, ele é usado reclinado e instalado de costas para o banco da frente. Quando a criança cresce um pouco, ele é fixado na posição sentada, virado de frente para o movimento do carro, e pode ser utilizado até os 4 anos de idade.

Assentos elevatórios ou booster seat

Esse assento é utilizado em uma fase transitória, quando a cadeirinha fica pequena para a criança, porém, ela ainda não tem altura suficiente para usar o cinto de segurança. Esse assento têm a função de deixar a criança de 4 a 7 anos, com peso entre 22 e 36 kilos, em uma altura apropriada para usar o próprio cinto de segurança do veículo.

booster seat - Foto: Lars Plougmann / flickr.com

publicidade
publicidade