Pesquisar

Teatro para crianças de todas as idades

O teatro é uma atividade cultural muito estimulante, principalmente para crianças e hoje em dia existem peças de teatro especialmente criadas até para bebês de colo

publicidade

Não é só você que prestigia espetáculos teatrais. Desde cedo, o filhote já pode conhecer uma nova possibilidade, colorida e descontraída. Se até bem pouco tempo você ficava triste porque não poderia levar um bebê a uma peça de teatro, agora as coisas mudaram e já existem espetáculos produzidos especialmente para eles.

Para todas as idades já é possível encontrar peças teatrais pensadas para cada faixa etária. Tudo bem que elas não estão sempre em cartaz, mas se comparado com alguns anos atrás a oferta aumentou significativamente.

Nesses eventos, a presença de outras crianças estimula a sua permanência no local. Afinal, o espetáculo foi feito sobre medida para elas, nada melhor do que estar próxima dos colegas da mesma faixa etária.

Teatro de fantoches, menina com dedoches de bichos diversos - Foto: gorillaimages/Shutterstock.com

Algumas peças permitem a interação da criança com os personagens. Será ainda mais divertido, pois ela poderá se expressar e dar bastante risada. 

É importante estimular o pequenino sobre a importância da cultura para a sua formação. Se o hábito for frequente, no futuro, a criança ficará ainda mais interessada na leitura, por exemplo. O ato exercita o seu senso crítico e deixará o seu filho ainda mais apto para fomentar as suas opiniões quando estiver maiorzinho. 

Todas as historinhas possuem uma moral, assim como na literatura infantil, onde quase sempre as montagens são inspiradas. Nesta fase, o pequeno ainda não tem a mesma capacidade de um adulto para discernir o que é certo e errado. Nestes casos, as cenas poderão atingir o seu filhinho por osmose, originando novos conhecimentos e estimulando o bom comportamento dentro do seu círculo de convivência. 

Leve-o sempre que tiver uma peça em cartaz. O interesse da criança no campo das artes já pode ser trabalhado. Incentive a sua participação nas atividades da creche ou escolinha. Você mesma pode exercitar o lado lúdico do pequeno em casa, fazendo um gostoso teatrinho de bonecos ou brincando com as sombras na parede, por exemplo. 

As mamães não ficarão entediadas na casa de espetáculos. Na atualidade, muitas peças são ricas em efeitos sonoros e cenas bem trabalhadas, gerando surpresas até mesmo para os adultos. Além disso, várias peças têm seu tempo ajustado para cada faixa etária, assim uma peça para bebês pode durar até 30 minutos e para o maiores 1 hora e meia, por exemplo. Investir na ideia é sinônimo de boa diversão!

Dica

Mesmo que a peça esteja classificada como INFANTIL, ligue no teatro ou na produtora da peça e pergunte para qual faixa etária é mais indicada. Às vezes, a peça é infantil mas uma criança de 3 anos não aproveitará nada e o pior, seu filho poderá fazer de tudo para que você o tire dali em menos de 5 minutos, e o que era para ser diversão vira frustração e dinheiro jogado fora.

publicidade
publicidade