Olho no Tempo

publicidade

Esteja frio ou calor, na hora de passear a pele da criança precisa estar preparada.

Em primeiro lugar, é preciso colocar em prática aquela regrinha de evitar o sol das 10 às 14 horas. Nesse horário, nada de atividades ao ar livre.

Segundo a Dra Roseli Andrade, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, crianças devem usar filtro solar todos os dias, mesmo no inverno. “O protetor deve ser passado todos os dias, devido a radiação UVA e UVB que ocasiona danos na célula, e este efeito é cumulativo ao longo da vida”.

Para crianças, a médica recomenda protetores que contenham menor quantidade de ingredientes, para evitar alergias, e que tenham fator de proteção 30, a quantidade de substâncias ativas é muito maior e o benefício não é proporcional, veja aqui. “A partir do sexto mês o bebê já pode usar filtro para frequentar praia e piscina. Antes disso, não é indicado levar à praia ou piscina, apenas o banho de sol pela manha de 15 a 20 minutos”, explica a Dra. Roseli.

Mamãe com seu bebê na beira da piscina.

Se a criança for passear ao ar livre durante o horário de pico do sol, o chapéu com aba ou boné pode ajudar a proteger a pele. Mesmo nos locais a céu aberto, sempre tem uma sombrinha por perto, o eu pode ser uma boa solução.

A gestante também deve redobrar os cuidados com a pele durante a exposição ao sol. “É importante hidratar muito a pele  para evitar estrias e filtro solar para evitar manchas comuns da gestação”.

publicidade
publicidade